As Macieiras
Alguém lembra do samba?
“Laranja madura,
na beira da estrada
Tá bichada, Zé
Ou tem marimbondo no pé.”
Pois é. Aqui na Dinamarca o povo até gosta de samba, mas não entende a letra. Nas calçadas as macieiras estão carregadas, as frutas amadurecem a caem no chão e... Ninguém pega. Não é educado, não lhe pertence. É do dono da casa.
- Mas nem se pedir? – questionei a um dinamarquês. Ele não entendeu o que era pedir... Eu menos ainda... Até porque uma polonesa me garantiu que se as maçãs não forem colhidas a macieira adoece. É. Então ta bão.
Ah!, tem muito por aqui uma árvore que dá uma frutinha vermelha do tamanho de uma cerigüela, seriguela (agora ferrou: peraí, dicionário... Dia desses encontrei na Suécia um brasileiro de Cuiabá que estava já há três anos na Itália e havia esquecido o português. Ele me disse que era do mesmo país que o meu e eu retruquei dizendo que não era de Angola.)... Achei. Vixe! Tanto faz com “c” ou com “s”, mas há trema nas duas versões. Enfim, estejam avisados: não coma a tal da frutinha vermelha. É uma maçãzinha azeda qual limão e que aperta que nem banana verde. Essa ninguém pega mesmo. Só os desavisados...

3 comentários:
Mano,
Aguardamos com ansiedade cada post deste Blogazzo que nos brinda com textos sempre muito bem escritos, leves - e que nos remetem, dia após dia, ao universo europeu com toda a herança cultural que lhe é peculiar.
Muito legal a informação sobre a melhor cerveja do Planeta. Idem os traços de uma sociedade que não ousa comer a maçã do vizinho.
Københavns não está no meu roteiro-2008, but Istanbul, Turkey. Idem Firenze, Italia. Nos vemos por lá.
Abraços e saudades.
Deusmar
Nossa, que engraçado: mais cedo mesmo ouvi Ataulfo Alves. Agora tô baixando Flores do Clube da Esquina. Canções do Clube interpretadas por vozes femininas. Um arraso!
É garoto... já ficamos desatualizados. Agora pelo menos não haverá mais o trema... por isso nunca mais precisaremos tremer de ódio pra sabermos se ele (o trema) existe ou não. Umama nova versão e Nietzche, se fosse brasileiro e vivesse em 2009, seria: "Trema está morto". Viu como ainda continuo boba???
Postar um comentário